segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

plano de curso de física 2013


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO MIGUEL
SÃO MIGUEL DO OESTE - SC






PLANO DE ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO






PROFESSORAS: ADRIANE CARLA VOLPI
                            REJANE MARIA REOLON
                            ROSELI MARI GAVA BARP



                                                                      - 2013 -
                                    ENSINO DA FÍSICA
    " A Física foi levada a ver o universo como uma teia interligada de relações físicas e mentais, cujas partes só podem ser definidas através de suas vinculações com o todo".
                                                                                                                             ( Fritjof Capra)
                                      OBJETIVO GERAL
        Permitir ao aluno a associação de conceitos, leis e relações, utilizando melhor os conhecimentos físicos e aprofundando consequentemente os conhecimentos sobre a natureza.

                                  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Representação e comunicação ( Competências):

* Compreender enunciados  que envolvam códigos e símbolos.
*compreender manuais de instalação e utilização de aparelhos.
*Utilizar e compreender tabelas, gráficos e relações matemáticas gráficas para a expressão do saber físico.
*Ser capaz de discriminar e traduzir as linguagens matemáticas e discursiva entre si.
*Expressar-se corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua representação simbólica.
*Apresentar de forma clara e objetiva  o conhecimento aprendido, através da linguagem física adequada.
*Conhecer fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo interpretar noticias científicas.
*Elaborar sínteses ou esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados.
      
Investigação e compreensão( Conhecimento):
*Desenvolver a capacidade de investigação física. Classificar, organizar, sistematizar. Identificar regularidades. Observar, estimar ordem de grandezas, compreender o conceito de medir, fazer hipóteses, testar.
*Conhecer e utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar, identificar paralelos relevantes. Compreender e utilizar leis e teorias físicas.
*Compreender a física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir o "como funciona" de aparelhos.
*Construir e investigar situações-problemas , identificar a situação física, utilizar modelos  físicos, generalizar de uma ou outra situação, prever, avaliar, analisar previsões.
*Articular o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber cientifico.
 Contextualização sócio-cultural( Habilidades):
*Reconhecer a física como construção humana, aspectos de sua história e relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
*Reconhecer o papel da física  no sistema produtivo, compreender a evolução dos meios tecnológicos e  relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
*Dimensionar a capacidade crescente do homem propiciada pela tecnologia.
*Estabelecer relações entre o conhecimento físico e outras formas de expressão da cultura humana.
*Ser capaz de emitir juízo de valor em relação a situações sociais que envolvem aspectos físicos e/ou tecnológicos relevantes. 
 CONTEÚDOS: 1ª Série
1. Introdução a Física.
*Porque estudar FÍSICA.
*Ramos da FÍSICA.
*Potência de 10-ordem de grandeza.
*Algarismos significativos
*Unidades de medida.

2. Introdução a mecânica(cinemática)
*Velocidade;
*Gráficos;
*Queda livre;
*Grandezas escalares e vetoriais;
*Vetores;
*Movimento circular;

3.Leis de Newton
*Força;
*Equilíbrio;
*Atrito;
*Massa e peso;

4.Gravitação Universal
*Sistemas solar;
*As leis de kepler
*Gravitação universal;
*Satélites;
*Aceleração da gravidade;

5. Hidrostática
*Pressão;
*Principio de Arquimedes;

6.  Leis de conservação
*Trabalho de uma força;
*potência;
*Energias;





CONTEÚDOS: 2ª Série


1. Energia

*Energia cinética;
*Colisões;
*Energia potencial gravitacional;
*Energia potencial elástica;
*Potência e Rendimento;
*Conservação de movimentos;
*Impulso de uma força;
*Estática;
*Hidrostática;


2.Termologia

* Termometria;
*Expansão térmica de sólidos e líquidos;
*Calorimetria;
*Mudanças de estado;
*Transmissão de calor;
*Termodinâmica;


3.Óptica
*Luz;
*Espelhos;
*Refração da luz;
 *Lentes;


4.Ondas
*Algumas propriedades das ondas;
*Interferências e ondas estacionárias;

CONTEÚDOS :  3ª Série



1.Ondas

*Movimento oscilatório;
*Propagação de uma onda;
*Ondas sonoras;
*Instrumentos musicais;


2.Óptica

*Reflexão, refração e difração de uma onda;
*Propagação da luz;
*Espelhos e imagens;
*Refração da luz;
*Lentes e instrumentos ópticos;
*Natureza da luz;
*Ondas eletromagnéticas;


3. Eletricidade

*Processo de eletrização - carga elétrica.
*Campo elétrico;
*Corrente elétrica;
*Associações de pilhas;
*Resistência elétrica;
*Efeitos da corrente elétrica;

4. Magnetismo
*Forças magnéticas;
*Campo magnético;
*Eletroímã;
*Geradores;
*Transformadores;
                                           ESTRATÉGIAS DE ENSINO

         Para os alunos   alcançarem   os  objetivos  propõem-se estratégias de ensino   que  visem  multiplicar   oportunidades    para   que   eles   possam construir o conhecimento cientifico através da elaboração de conceitos.
         Serão feitos questionamentos e problematizações, diálogos e troca de idéias entre aluno e professor.
         Atividades de pesquisa.
         Atividades de experimentação em laboratório e em sala de aula.
         Exercícios em sala e extra-classe.
         Trabalhos em grupo e individuais.
         Vídeos.
         Saídas de campo e visitas com fim de aprofundamento dos conteúdos.

                                                          AVALIAÇÃO

         A avaliação terá função diagnóstica, diversificada e contínua.
         Os instrumentos a serem utilizados são: observação,registro diário que pode ser da forma descritiva  ou oral sempre respeitando o ritmo de cada um.
          A avaliação será feita continua e comutativa nos seguintes aspectos:
          Aspectos quantitativos:
 *Provas;
*Testes; 
*Exercícios;
*Relatórios de experimentos;
          Aspectos qualitativos:
*Responsabilidade;
*Hábito de estudo;
*Contribuição em sala;
*Pontualidade;
*Cooperação;
*Raciocínio lógico;
*Leitura e interpretação;
*Ouvir e comunicar-se;

 A média final é a média das notas que o aluno obter nos aspectos quantitativos e qualitativos.    
















                                                                               

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